CISAB - Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata de Minas Gerais
(31) 3891-5636

Assemae MG promove seminário de resíduos em Belo Horizonte

03/08/2017

Com o objetivo de trazer soluções para os serviços de saneamento que também são responsáveis pela limpeza urbana dos municípios, a Assemae Regional de Minas Gerais promove nos dias 22 e 23 de agosto, em Belo Horizonte, o seminário “Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos pelos Serviços Municipais de Saneamento”. As inscrições estão abertas e devem ser efetuadas no site da Assemae (www.assemae.org.br).

A programação do evento inclui mesas-redondas sobre temas que desafiam a gestão diária de resíduos sólidos urbanos, como a implantação das taxas e tarifas para o lixo. A iniciativa pretende debater as formas de cobrança, critérios de cálculo, indicadores de sustentabilidade, custeio de varrição, e aproveitamento energético. Também terão destaque as questões relacionadas à construção dos aterros sanitários e à implantação da coleta seletiva nos municípios.

Segundo o presidente da Assemae mineira e diretor-presidente do SAAE de Itabirito, Wagner Melillo, o seminário visa auxiliar o gestor municipal a tomar decisões que resultem na melhoria da qualidade de vida da população. “A gestão de resíduos é uma área do saneamento que ainda desperta muitas dúvidas nos municípios. Por isso, queremos aproveitar esta oportunidade para propor soluções capazes de promover a sustentabilidade financeira dos serviços de limpeza urbana, o bem-estar dos cidadãos e a preservação do meio ambiente”, destaca.

O público do evento poderá, ainda, esclarecer dúvidas sobre experiências de gestão consorciada para a disposição final de rejeitos, técnicas de compostagem, terceirização parcial ou integral do setor, e a participação do órgão regulador no processo de reestruturação das taxas de lixo. Outro tema a ser discutido será a gestão de resíduos especiais, incluindo os infectantes, podas e capinas, lodo de ETA e ETA, além de rejeitos da construção civil.

O seminário vai emitir certificado de participação para o público. O valor do investimento é de R$ 100,00 por pessoa. Já os associados da Assemae têm desconto exclusivo e podem se inscrever pelo valor de R$ 50,00. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail secretaria@saaeita.mg.gov.br.

Serviço

O que: Seminário “Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos pelos Serviços Municipais de Saneamento”

Quando: 22 e 23 de agosto de 2017

Onde: Auditório da Superintendência Estadual da Funasa em Minas Gerais. Endereço: Rua Espírito Santo, nº 500, Centro - Belo Horizonte/MG

Programação: clique aqui

Inscrições: clique aqui

Fonte: Assemae