CISAB - Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata de Minas Gerais
(31) 3891-5636

SAAE Viçosa implanta tecnologia inovadora de sistema de filtração na ETA II Violeira

08/08/2017

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa, SAAE, está entrando na fase final das obras de ampliação e modernização dos processos de tratamento de água da ETA II, iniciadas em julho de 2016, que consistem na construção de um novo filtro, uma nova unidade de floculação, e a reforma de dois filtros já existentes.

Composto por crepinas  que têm a função de coletar e drenar água, o novo sistema é utilizado em filtrações industriais, sistemas de tratamento de água, efluentes e sistemas de drenagem, possui maior resistência à colapsos por invasão de areia nos sistemas, principal problema de paradas. Com a nova tecnologia espera-se diminuir a quantidade de água utilizada na lavagem dos filtros.

A crepina utilizada tem seu corpo injetado em nylon com fibra de vidro e tem o formato em discos ranhurados sobrepostos, com maior resistência à prova de colapso

O novo sistema é utilizado em filtrações industriais, sistemas de tratamento de água, efluentes e sistemas de drenagem

Após instaladas as crepinas serão cobertas por camadas de areia com ganulagem diferentes para auxiliar no processo de filtração​​​​​​​

De acordo com o Chefe do setor de tratamento de água e esgoto da Autarquia, Henrique Freitas Santana, a ETA II Violeira  foi inaugurada no ano de 1992 e até o ano 2010  passou  por modificações pontuais e os filtros originais sofreram desgaste natural.  "A qualidade da água tratada pelo SAAE está dentro do padrões de exigência da portaria 2.914/11 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Mas com este investimento, teremos mais melhorias no desempenho dos filtros e na economia de água para lavagem dos mesmos", completou Henrique Santana.

Segundo o Diretor Presidente da Autarquia Rodrigo Bicalho, a nova unidade de floculação construída encontra-se em operação, e o novo filtro terá um sistema de filtração com tecnologia inovadora, que permite seu maior desempenho, e, consequentemente, melhorias na qualidade da água fornecida à população viçosense. "Precisamos atentar às novas tecnologias. Sempre buscamos o melhor para atender bem os nossos usuários. É uma obra que faz parte do nosso compromisso de ampliar e modernizar o tratamento de água em Viçosa. " Afirmou Bicalho.

Representante da Hidro Solo explica o sistema aos técnicos e diretores do SAAE que acompanharam de perto a instalação do novo sistema

O fornecedor do novo sistema é a empresa Hidro Solo Comércio e Indústria Ltda., do município de Maceió, estado de Alagoas, contratada através do processo licitatório nº 105/2016, pelo valor total de R$ 112.569,60 (Cento e doze mil, quinhentos e sessenta e nove reais e sessenta centavos), que serão instalados em 3 filtros da ETA II (1novo e dois que serão reformados).

Assim que o novo filtro entrar em funcionamento, a Autarquia iniciará a etapa de reforma dos dois filtros existentes que também receberão a mesma tecnologia do filtro novo. A obra vem sendo realizada em etapas para manter a ETA II em operação, que atualmente trata diariamente cerca de 70% da água consumida pela população de Viçosa.

Segundo o SAAE, até outubro a estação de tratamento de água da Violeira (ETA – II)  tratará 160 litros de água por segundo. Em 2018 será iniciada a segunda etapa de obras onde a ETA II Violeira,  passará  a tratar 220 litros por segundo.

Vídeos do sistema podem ser acessados na rede através do link: 

https://www.youtube.com/watch?v=0x16Yhd2Z40

INFORMAÇÃO ADICIONAL

A Estação de Tratamento de Água da Violeira,  ETA II, foi inaugurada no ano de 1992, com vazão inicial de 50 litros por segundo. Da inauguração até o ano 2010, a ETA II  passou  por modificações pontuais chegando a tratar 100 litros por segundo em média.

O aumento da população e seguidas baixas no manancial do Ribeirão São Bartolomeu, (que abastece a ETA I – Bela Vista), fez que a ETA II - Violeira, assumisse papel principal no abastecimento municipal, necessitando de ampliação urgente.

O executivo municipal e a Autarquia em 2015, conseguiram junto à Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Zona da Mata, SUPRAM, a aprovação da ampliação da outorga de captação do Rio Turvo Sujo (que abastece a ETA II) de 100 litros por segundo para 250 litros por segundo.

Fonte: Assessoria de Comunicação - SAAE Viçosa